Artigos‎ > ‎

Criar Servidor de Minetest

Por BrunoMine

Esse artigo visa ensinar o básico para criação de um servidor de Minetest em sistemas operacionais Windows e baseados em Linux. 

1º Passo | Criar diretório/pasta do servidor
Exemplo de pastas do jogo
Nesse momento vamos obter o jogo em uma pasta.
Para quem usa Windows basta baixar o jogo e extrair para algum lugar, quem usa Linux, provavelmente vai ter que baixar os fontes e compilar (os fontes e o tutorial de compilação estão em inglês no Git do projeto).
Após esse processo vamos poder subpastas dentro da pasta do jogo.

2º Passo | Configurar o servidor
Agora que você tem a pasta do jogo no qual vai funcionar o servidor, você deve editar um arquivo chamado minetest.conf.
Não confunda minetest.conf e minetest.conf.example (esse último é apenas para você consultar possíveis configurações que queira aplicar ao minetest.conf verdadeiro).
minetest.conf no Windows


No Windows esse tipo de confusão é muito fácil pois ele retira o último prefixo dos arquivos deixando o verdadeiro minetest.conf apenas como minetest e o minetest.conf.example como minetest.conf. Então cuidado para não se confundir.



Antes de abrir o minetest.conf certifique-se de que o jogo esteja fechado caso contrário não vai salvar as mudanças.
Edite o minetest.conf com algum editor de texto puro como notepad (do Windows) ou gedit (do Ubuntu):
exemplo de minetest.conf aberto
Veja que o minetest.conf tem varias linhas que servem para definir parâmetros do jogo e é aqui que você insere novas linhas para configurar seu servidor. Depois que terminar de adicionar as linhas salve e feche para poder abrir o jogo.




Agora que você sabe configurar o servidor, insira as seguintes linhas/parâmetros recomendados em minetest.conf do seu servidor:
server_address = endereço IP do servidor
server_name = nome do servidor
server_description = descrição rápida do servidor
server_url = website ou página do meu servidor
Aqui vai um exemplo:
server_name = Servidor Legal Brasil
server_description = Criativo | 12:00 a 18:00 | Sem PVP
server_url = www.minetestbrasil.com
Salve e feche o minetest.conf.

3º Passo | Ligar o servidor
Agora você já pode ligar seu servidor então abra o jogo, vá na aba Servidor (ou server), defina a porta do servidor para 30000 (que é a porta normalmente adotada) selecione o mundo que desejar e clique em Iniciar Jogo (ou start server). Pronto o seu servidor já está funcionando e para verificar, acesse a lista de servidores públicos de minetest.

Não funcionou? | Erros comuns
Caso o servidor não tenha aparecido na lista de servidores públicos, nós já preparamos uma lista de erros comuns que podem ter ocorrido:

Bloqueio de protocolo UDP
Pode ser porque, a rede onde o seu computador está rodando o servidor, é uma rede compartilhada por roteador ou por um modem-roteador. O roteador nada mais é do que um aparelho que recebe o sinal de Internet e distribui para vários computadores de uma mesma rede. Sendo assim ele precisa estar configurado para permitir acessos na porta 30000 de fora da sua rede para o seu computador (que é um dos computadores da sua rede).
Então o que você precisa é direcionar a porta 30000 do seu roteador para permitir conexão protocolo do tipo UDP para o seu endereço IP da rede interna. Pareceu complicado? Não se preocupe pois existem vários videos ensinando a fazer isso nas mais diversas situações, mas você precisa entender que, para acessar o seu roteador, você vai precisar do login e senha administrativa dele (isso não é a senha do wifi ou de acesso a rede).
Pesquise por videos que ensinem a abrir portas no roteador ou modem.